terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Jornal GGN - Os debates acerca do fornecimento da fosfoetanolamina estão ainda em curso nos últimos dias de 2015. Semana passada foi definido acordo com laboratório particular para produzir a substância apenas aos testes clínicos [veja mais], uma vez que a Fundação para o Remédio Popular declarou incapacidade de sintetizá-lo [veja mais]. Enquanto isso, 8000 pacientes tentam obter a substância judicialmente, via direito ao uso compassivo aprovado na resolução 38/2013, do Ministério da Saúde.
Em audiência pública na quarta-feira, 16 de dezembro, foi aprovado a realização de testes clínicos da fosfoetanolamina no Estado de São Paulo: serão 210 pessoas contempladas a principio, expandindo-se a 1000 ao longo dos testes. O vídeo abaixo, do SPTV, explica o procedimento:
 
Como serão os testes da Fosfo
Como serão os testes da Fosfoetanolamina
Posted by Fosfoetanolamina on Quinta, 17 de dezembro de 2015

Já ao final da audiência vários doentes e familiares seguiram para o Plenário com a intenção de obstruir os trabalhos da Casa e a votação do Orçamento pelos Deputados. Assim, ocuparam a plenária por cinco horas exigindo o fornecimento imediato via desbloqueio das liminares. De acordo com eles, existem 8000 liminares bloqueadas que pedem o fornecimento imediato da substância via direito ao uso compassivo.
A face do descaso.Um olhar de desprezo e indiferença que não vou esquecer tão cedo.Essa senhora, deputada Maria Lú...
 
"Eu tive um dia de "Deputada Estadual. Tomamos o plenário, não vencemos a luta "AINDA," mas fizemos eles perceber que nã...
O programa de uso compassivo determina o direito ao fornecimento imediato e gratuito de substância, com evidências científicas comprovadas, ainda em fase de testes clínicos. É regulado no capítulo IV da resolução 38/2015:
Art. 14. O medicamento disponibilizado deverá apresentar evidência científica para a indicação solicitada ou estar em qualquer fase de desenvolvimento clínico, desde que os dados iniciais observados sejam promissores e que se comprove a gravidade da doença e a ausência de tratamentos disponíveis.
Geraldo Alckmin aprovou a realização de testes clínicos. Milhares de liminares exigindo o fornecimento imediato da substância via programa de uso compassivo estão bloqueadas no Tribunal de Justiça de São Paulo. Essas são as últimas notícias da fosfoetanolamina.
Veja mais: