segunda-feira, 14 de maio de 2018

Secretaria confirma primeira morte por raiva humana no Pará; vítima é uma criança

Já são 11 casos suspeitos e 1 confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa). Vítimas são todas crianças entre 2 a 11 anos, à exceção de um adulto.

Por G1 PA, Belém
 
Crianças seguem internadas em estado grave na Santa Casa de Misericórdia do Pará.  (Foto: Reprodução/ TV Liberal)Crianças seguem internadas em estado grave na Santa Casa de Misericórdia do Pará.  (Foto: Reprodução/ TV Liberal)
Crianças seguem internadas em estado grave na Santa Casa de Misericórdia do Pará. (Foto: Reprodução/ TV Liberal)
A Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou nesta segunda-feira (14) a contaminação por raiva no caso de uma das cinco crianças que morreram com suspeitas da doença após serem atacadas por morcegos em uma comunidade em Melgaço, no Marajó. A vítima é o primeiro caso comprovado há 13 anos no Pará. A criança morreu na sexta-feira (11) e teve contaminação atestada por exames feitas pelo Instituto Médico Legal (IML). Outros 11 casos suspeitos ainda estão sendo analisados.
Três crianças foram transferidas de Breves, no Marajó, para Belém neste final de semana com suspeita de contaminação. Com elas já são quatro vítimas internadas no hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará, na capital.
Outras três vítimas continuam internadas no Hospital Regional de Breves, entre eles um adulto.
As vítimas são do município de Melgaço, no Marajó. Quase todas são crianças de 2 a 11 anos, à exceção de um adulto. Todos apresentam estado de saúde considerado grave.
Além dos exames realizados no Pará, amostras coletadas nas vítimas também foram enviadas para análise no Instituto Pasteur, em São Paulo.
Os sintomas encontrados nas vítimas são:
  • Febre;
  • Dispneia;
  • Cefaleia;
  • Dor abdominal;
  • Sinais neurológicos como paralisia flácida ascendente, convulsão, dificuldade de engolir, desorientação, fobia à água e sensibilidade a sons, principalmente agudos.
Morcegos hematófagos podem transmitir a raiva. (Foto: Divulgação)Morcegos hematófagos podem transmitir a raiva. (Foto: Divulgação)
Morcegos hematófagos podem transmitir a raiva. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário